Principal A Empresa Pesquisa Completa Vender / Alugar meu Imóvel Fale Conosco
Fone
Atendimento via fone
1138345599
flaviojensen@uol.com.br
 
Tipo:
Finalidade:
Cidade:
Código:  
 
Apartamento
Casa
Comercial
Terreno
Área
Prédio
 
Apartamento
Casa
Comercial
Loja
Terreno
Galpão
Conjunto Comercial
 
Notícias
Correspondente Imobiliário Caixa
  Notícias  
 
28/12/2018
"REGULAMENTAÇÃO DOS DISTRATOS INCENTIVA COMPRA RESPONSÁVEL"
 
REGULAMENTAÇÃO DOS DISTRATOS INCENTIVA COMPRA RESPONSÁVEL

SANCIONADO PELO PRESIDENTE MICHEL TEMER, PL TRAZ MAIOR SEGURANÇA JURÍDICA
 
O PRESIDENTE MICHEL TEMER SANCIONOU NESTA QUINTA-FEIRA, 27/12, O PROJETO DE LEI QUE, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, DISCIPLINA AS CONSEQUÊNCIAS E AS PENALIDADES PELO NÃO PAGAMENTO DO PREÇO E EXTINÇÃO DOS CONTRATOS POR INADIMPLEMENTO DO COMPRADOR (O QUE POPULARMENTE SE CHAMA DE DISTRATOS) NAS INCORPORAÇÕES E NOS LOTEAMENTOS, PROBLEMA QUE TRAVOU O MERCADO IMOBILIÁRIO POR VÁRIOS ANOS, PROVOCANDO O DESEQUILÍBRIO ECONÔMICO DE EMPREENDIMENTOS, EM DETRIMENTO DOS CONDÔMINOS ADIMPLENTES, E ATRAPALHANDO A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.

CONFORME FLAVIO AMARY, PRESIDENTE DO SECOVI-SP, ENTIDADE QUE TRABALHOU DURANTE LONGO TEMPO OFERECENDO SUGESTÕES AO PL, “A APROVAÇÃO DA MEDIDA TEM DECISIVA IMPORTÂNCIA PARA A DEVOLVER MAIOR SEGURANÇA JURÍDICA A TODOS OS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO, VENDA, FINANCIAMENTO E AQUISIÇÃO DE BENS IMÓVEIS”.

“A REGULAMENTAÇÃO TEM POR MÉRITOS O REFORÇO DO VÍNCULO CONTRATUAL E O ESTÍMULO À COMPRA RESPONSÁVEL. AINDA, DIMINUI AS INCERTEZAS QUE O NÃO PAGAMENTO DO PREÇO TRAZIA AOS DEMAIS PARTICIPANTES ADIMPLENTES, ÀS EMPRESAS E AOS AGENTES FINANCEIROS”, ADICIONA.

NA PRÁTICA, AS PENALIDADES PREVISTAS PELO NÃO PAGAMENTO DO PREÇO E A EXTINÇÃO CONTRATUAL REPRESENTARÃO DE 5% A 15% DO VALOR DO CONTRATO, UMA VEZ QUE OS CONSUMIDORES PAGAM APENAS DE 20% A 30% DURANTE O PERÍODO DE COMPRA, MUITO ABAIXO DO QUE OCORRE EM OUTROS PAÍSES.

“O RESPEITO AOS CONTRATOS É FORMA DE GARANTIR SEGURANÇA JURÍDICA PARA QUE INVESTIMENTOS DE VULTO, COMO SÃO OS DA INDÚSTRIA IMOBILIÁRIA, SEJAM REALIZADOS. PRECISAMOS REINSTITUIR A CULTURA DE OBEDIÊNCIA À VALIDADE DOS NEGÓCIOS CELEBRADOS. ISSO É BÁSICO PARA O DESENVOLVIMENTO”, AFIRMA BASILIO JAFET, VICE-PRESIDENTE DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E FUTURO PRESIDENTE DO SECOVI-SP.

“PARTE SIGNIFICATIVA DO PROBLEMA FOI OCASIONADA POR INVESTIDORES QUE, FRUSTRADOS COM A NÃO VALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS, DESISTIRAM, PREJUDICANDO QUEM ESTAVA PAGANDO EM DIA, POIS O DINHEIRO RECEBIDO É EMPREGADO PELA EMPRESA NA CONSTRUÇÃO DO EMPREENDIMENTO. O COMPRADOR TEM AGORA UM CHAMAMENTO À NOÇÃO DE QUE É PARTE DE UM TODO CHAMADO CONDOMÍNIO OU LOTEAMENTO”, ADICIONA JAFET.

AS EMPRESAS DEVEM INCLUIR NOS CONTRATOS UM QUADRO MOSTRANDO AS PENALIDADES E AS CONSEQUÊNCIAS PELO NÃO PAGAMENTO DO PREÇO. TAL CLAREZA FACILITARÁ A TOMADA DE DECISÃO PELO ADQUIRENTE. ATRASOS NAS OBRAS TAMBÉM SERÃO PENALIZADOS. A TOLERÂNCIA É DE SEIS MESES, CONSAGRANDO O QUE É PRATICADO HÁ DÉCADAS NO MERCADO E REFERENDADO PELA JURISPRUDÊNCIA.

TAMBÉM FOI ESCLARECIDA A NÃO INCIDÊNCIA DE PENALIDADES, CASO O COMPRADOR COMERCIALIZAR O IMÓVEL, AINDA QUE NÃO QUITADO, A UM TERCEIRO, O QUAL ASSUME A DÍVIDA COM A EMPRESA, DESDE QUE ESTA PREVIAMENTE ANALISE E ACEITE SUA SITUAÇÃO CADASTRAL. “ISSO REPRESENTA MAIOR GARANTIA AOS ADIMPLENTES”, COMPLETA FLAVIO AMARY, PARA QUEM O MERCADO TEM AGORA MAIS TRANQUILIDADE PARA INICIAR UM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO.
 
 
 
Fonte: SECOVI-SP - VIA EMAIL - DE: secovi@secovi.com.br PARA: jensenimoveis@uol.com.br RECEBIDO EM 27.12.2018 13:54 BRST
Outras Notícias
11
09
CONFIRA A MUDANÇA NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E ENTENDA COMO ISSO IMPACTA O MERCADO IMOBILIÁRIO
[+] saiba mais
08
11
PROJETOS QUE SE BASEIAM NO CONCEITO GANHAM ESPAÇO NOS GRANDES CENTROS URBANOS E TORNAM O DIA A DIA MAIS SAUDÁVEL
[+] saiba mais
13
09
COMISSÃO DE CORRETAGEM DE IMÓVEL É VALIDADA PELO STJ
[+] saiba mais
06
06
Disponibilizar o imóvel para uma imobiliária só pode garantir mais segurança e agilizar o fechamento do negócio
[+] saiba mais
11
07
Mercado Imobiliário e o novo governo
[+] saiba mais
27
01
EM 11 MESES VENDA E LOCAÇÃO RESIDENCIAL CRESCEM MAIS DE 30%
[+] saiba mais
28
09
MINHA CASA MINHA VIDA NÃO SERÁ MAIS FINANCIADA PELA CAIXA COM RECURSOS DO F.G.T.S.
[+] saiba mais
19
10
CAIXA LIBERA R$ 34 BI PARA FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
[+] saiba mais
22
05
ENTENDA A PEC 241 E COMO ELA AFETA O SETOR IMOBILIÁRIO
[+] saiba mais
09
02
CASA PRÓPRIA:"FGTS PODERÁ SER USADO PARA QUITAR ATÉ 12 PRESTAÇÕES ATRASADAS."
[+] saiba mais
 
Voltar
 
A Empresa  |  Pesquisa Completa  |  Vender / Alugar meu Imóvel  |  Notícias  |  Fale Conosco
Atendimento: 1138345599
JENSEN IMÓVEIS E ADMINISTRAÇÃO EIRELI - EPP.
Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 240
Lapa - São Paulo/SP
Creci 3536-J / Desde 1981
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias